sábado, 19 de março de 2011

Resenha do Blog It Cultura

Classificação

Estigmas da Luz é o primeiro volume de uma série que gira em torno de Aurora ou Lola – como é carinhosamente apelidada por seus amigos – e Tomas, seu irmão gêmeo. Eles são brasileiros e durante 2 anos tiveram que viver em uma clínica médica, nos Estados Unidos para, aparentemente, descobrir qual doença os aflingia.
Após um sonho estranho, sem ter conhecimento Lola é levada para outro lugar – fora da tal clínica, uma ilha – por Tomas com a ajuda de Sarah e Gale, que se dizem amigos e seus protetores contra Dr. Kuan, o médico que na verdade usava os irmãos para pesquisas de seu interesse.
A partir daí, Lola e Tom começam a descobrir coisas que eles sequer imaginavam que existiam, especialmente, que a tal doença não existia… o que acontece é que eles têm poderes e que eles estão cercados por anjos.
A menina não quer acreditar de forma alguma e não se sente bem no novo lugar; ela não consegue confiar naquela gente, em toda sua bondade e postura correta. Já o garoto está a cada dia mais próximo dos novos amigos e  já tem controle sobre seu poder. Ele  consegue transformar suas cores; cabelos, olhos e pele, apenas ao tocar alguém. Depois de muita insistência, Aurora ao tocar Tomas, tem imagens do passado dele e transforma a cor dos seus olhos, ficando igual ao do irmão. Apesar disso, ela não consegue assimilar e nem entender seus poderes.
Eles vão tentando levar a vida normal na ilha, de acordo com as regras da comunidade. Lola começa a se aproximar de Gale até que o sentimento dos dois vai transformando-se em paixão… porém, o rapaz lhe faz uma revelação: eles não podem ficar juntos. A menina fica desolada e resolver voltar para a casa dos pais, mesmo correndo riscos.
E é exatamente o que acontece: o Dr. Kuan vai atrás dela e a força a ir para sua mansão. Dessa vez, ela sofre bastante, fisica e psicologicamente. O doutor finalmente releva o que ele busca e quer de toda forma saber mais sobre os poderes da menina e não mede esforços, e tem ajuda da maquiavélica Samanta. Finalmente, quando Lola pensa que sua vida não tem mais escapatória, Yuki, filho do médico retorna à casa e devolve-a a esperança e mais descobertas, deixando-a sem saber no que acreditar. E ela resolve tomar partido de sua vida, lutando para viver e descobrir a verdade sobre tudo.
O resumo ficou enorme e não falei tudo… claro! Não posso tirar a graça da leitura. O tema anjo, apesar de batido ultimanente, aqui é tratado diferente. Não temos a imagem celestial característica nem totalmente humana. Vamos descobrindo outra visão sobre esse ser. Foi algo que me fez gostar da leitura. Tem uma narrativa leve porém em certos pontos me senti perdida, as coisas acontecem rapidamente e às vezes sem as explicações necessárias, e em outros momentos, tem uma narrativa extensa e lenta. E senti falta de mais cenas de ação.
O final é outro ponto forte, onde tudo pode surpreender. Entretanto eu mudaria a ordem das últimas páginas, literalmente falando: deixaria o surpreendente e a abertura para o livro seguinte na última, mas isso não faz perder o sentido de toda a história, não atrapalha.
E chata como sou com relação à revisão, me senti incomodada em Estigmas. Encontrei vários errinhos bobos de digitação. Faltou apenas aquele último olhar detalhista para consertar os diálogos longos, onde no segundo parágrafo existia o uso desnecessário do itálico, por exemplo. Nada que não possa ser resolvido numa próxima edição.
Eu espero ansiosa pelo próximo volume da série. Enquanto ele não sai, vou ler assim que lançado, o livro Antes Tarde Que Mais Tarde da Liana, que para quem ainda não sabe será no formato e-book e melhor: gratuito. Ela está fazendo uma enquete sobre as capas, para escolher a que mais gostamos. Vote também e participe do sorteio de um exemplar impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário