quarta-feira, 9 de março de 2011

Entrevista do Blog A Estrela do Livro!

Liana Cupini, para quem não sabe, é a criadora do livro Estigmas da Luz, um livro que, felizmente, vem cada vez mais se destacando em blogs sobre livros.


Para prestigiar uma escritora brasileira, hoje, trago uma entrevista exclusiva com ela:

  
 1º Primeiramente obrigado pela entrevista. Quando você decidiu que iria escrever um livro?
    Nunca... foi um acidente... rs... Eu estava muito triste quando comecei a escrever Estigmas... e acabei me refugiando naquele universo. A mesma coisa aconteceu com o Antes tarde que mais tarde!, que será lançado em Março... eu estava entediada, queria um livro novo e comecei a escrever... quando vi o livro estava pronto!!



2º Estigmas da luz é o seu primeiro livro? Quanto tempo você demorou para escrevê-lo mais ou menos?
 Eu tinha o projeto do livro desde 2008, mas só comecei a escreve-lo em Junho de 2010... Não sei quanto tempo demorei... mas foram meses. Todo o livro foi minuciosamente pesquisado: locais, nomes, ritos, lendas....
                                             


3º O que te inspirou para escrever ele?
Eu queria escrever sobre preconceito... e precisava de um bom enredo. Acho importante que um livro tenho uma 
mensagem forte, e não ser apenas palavras jogadas em paginas formando estorias bonitas.


                                            
4º Qual é a maior alegria de ser autora? 
 O carinho e o reconhecimento das pessoas. É incrível quando leio uma critica positiva ou quando recebo comentários que me motivam a continuar nesta luta, porque ser um autor brasileiro é uma luta. Rs. É descobrir um novo mundo e novos amigos, o que fiz com o Selo Brasileiro, e tentarmos juntos melhorar o mercado brasileiro para obras nacionais. É muito bom ser escritora!!


5º O que as pessoas que convivem com você acharam de você escrever um livro? 
É engraçado... quando eu falei que tinha escrito uma comédia (depois a minha amiga Carol Estrella me explicou que era chick-lit) meus amigos ficavam brincando "ela copiou de algum lugar" ou "Fui eu quem escreveu e ela esta querendo levar o crédito". Eu não falo para as pessoas "estou escrevendo", eu escrevo e aviso quando ele fica pronto.



 6º Estigmas da luz faz parte de uma série? Se sim, os outros livros da série já estão prontos?
A historia da série esta pronta. Eu sei tudo o que vai acontecer, tanto em Guardiões (que eu logo finalizo), quanto em O Reino. Mas eu não quero escrever tudo e esperar, porque eu estou começando e todo feedback é importante. Eu gosto de escrever e esperar para ver no que eu posso melhorar numa próxima obra. 


 7º Qual é a coisa que mais lhe deixa triste como autora?
É saber que as pessoas, num modo geral, dão preferências a obras estrangerias. Se ninguém ouvisse as bandas nacionais (desde Hori, passando por Pitty e indo até MPB, como Maria Gadu) ninguém poderia sonhar em ter sua própria banda, em ser músico. A mesma coisa acontece na literatura: eu vejo um movimento de Blogs e pessoas interessadas, mas que não valorizam nossa literatura contemporania, que acreditam que autor brasileiro é Machado de Assis (e só). E se algum dia essa pessoa sonhar em ser escritor, vai sentir o que sentimos hoje. Existe sim novos autores brasileiros com talento, basta as pessoas darem uma chance para as obras e descobriram isso. E é por isso que meu novo livro vai ser lançado em eBook gratuito, para tentar mudar um pouco esse tabu!!


 



Muito obrigado Liana, muito sucesso para você!

Quem quiser saber mais sobre ela, pode dar uma passada em seu blog:  http://livrosluzeescuridao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário