domingo, 16 de janeiro de 2011

Entrevista do Blog Up Read!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Entrevista com Liana Cupini

Liana Cupini, 26 anos, aquariana, formada em Comunicação Social. Em 2010 resgatou um antigo projeto, que no final do ano se concretizaria em seu primeiro livro, Estigmas da Luz (Resenha aqui). Tive a oportunidade de entrevistá-la na passagem do dia 14 pro dia 15, e hoje posto esse bate papo que eu tive com a autora. Let’s GO.

Heloisa - Olá Liana, primeiramente gostaria de lhe agradecer por ter aceitado o meu convite para a entrevista. Bem, Liana & Literatura, como começou esse amor?
Liana - Diria que vem de berço... rs! Eu amava ler Ruth Rocha na infância, não só ela, eu já era apaixonada por livros, por histórias maravilhosas e fantasias! Vou te contar um segredo: eu amo Wall Disney... e amo desenhos! Eu assisto tudo o que sai em desenho, porque acho que essa fantasia é contagiante!


Heloisa - Ser escritora é um sonho de criança?
Liana - Não diria um sonho de criança porque infelizmente não vemos os autores no Brasil como pessoas bem sucedidas, como uma profissão. Mas, depois que terminei meu primeiro livro, o Estigmas da Luz, meu grande sonho era vê-lo como um livro. Essa é uma sensação maravilhosa!! Acho que hoje, com o aquecimento do mercado literário, muitos sonham em ser escritores. Mas na minha época, quem gostava de ler era "estranho", rs


Heloisa - Da onde surgiu 'Estigmas da Luz'? Você já tinha a  história toda escrita em sua cabeça ?
Liana - Eu queria escrever sobre preconceito, porque é uma coisa que eu sinto na pele. O Tomas está na minha cabeça desde 2008. Mas ainda faltavam algumas peças no quebra- cabeças. Um dia surgiu um livro misterioso chamado Anjos Caídos e a origem do mal da Elizabeth Clare Prophet. Até hoje não sabemos como ele chegou em casa. Mas, como uma leitora compulsiva que sou, logo estava devorando o livro e ali eu vi a parte que faltava para a historia: nefilins. Misteriosos, mas mortais. Anjos não têm sexo, então também não tem raça!

Heloisa - Como foi a criação dos personagens (Aurora, Gale e Yuki) ? Eles são espelhados em algum amigo, parente, ou em você própria?
Liana - O processo de criação foi bem trabalhoso. Primeiro vieram os Sentinelas, um grupo focado e fechado, depois os Vigilantes, que nem ao mesmo se identificam como um grupo. Mas cada personagem foi detalhadamente criado (com a ajuda e a inspiração de amigos, claro!). Os nomes representam muito da personalidade de cada personagem,: Gale (que antes era Gael) teve o nome alterado porque Gale em inglês significa temporal. Yuki em japonês é neve. Aurora é o nascer do Sol, que se complementa com Tomas, que significa gêmeos e indica uma pessoa que vive de maneira intensa e dificilmente se acostuma com uma existência pacata, marcada por atividades de rotina. E assim são todos eles!

Heloisa - O livro trata um pouco sobre preconceito,  já que fala sobre a intolerância às raças e cores de cada pessoa e como isso terminou em guerras. Liana, Você já sofreu algum tipo de preconceitos?  Como foi tratar de tal tema em um livro 'sobrenatural’?
 Liana - O preconceito pode vir de forma velada ou aberta, como uma brincadeira ou uma provocação. Eu já sofri preconceito por ter cabelos cacheados (sou uma mistura de índios, negros, espanhóis e italianos), já sofri preconceito por ser mulher, já sofri preconceito por ser "nova" (idade) e acho que procurei refletir isso no meu livro para que todos pensem um pouco; e o sobrenatural me permitiu fazer isso de uma forma mais fácil e mais completa. Todos nós já encontramos ou vamos encontrar um grupo de Sentinelas (ou mais de um)... E eu te pergunto: Que dom você preferiria ter? O do Tomas ou o da Aurora?

Heloisa - Liana em algum ponto você teve medo do modo que estava desenrolando a história? 
Liana - Sim, porque eu não queria escrever um romance sem um bom contexto, mas falar de algumas coisas, como preconceito, é complicado!

Heloisa - Estigmas da Luz teve algum leitor antes de ser publicado?
Liana - Claro, eu precisava saber se eu escrevia bem! Estou começando então sempre vou me sentir insegura... Algumas pessoas leram o livro ainda como manuscrito. Todas elas estão nos meus Agradecimentos, pois cada uma contribuiu de um modo!

Heloisa - O que te influenciou para correr atrás e publicá-lo? Qual a reação que você esperava do público?
Liana - Eu busquei espaço junto às editoras: as grandes, as pequenas... Mas é muito difícil até mesmo enviar um manuscrito. Eles não te dão uma resposta se chegou, não tem uma previsão de quanto tempo vão demorar para avaliá-lo. Ai, eu li em vários sites que se você se publicasse, se seu livro fosse realmente bom e tivesse uma boa aceitação do publico as editoras olhariam para você de uma outra forma. Não como um autor desconhecido, mas como um Autor! E a reação dos leitores não poderia ser melhor! Tenho recebido muitas criticas positivas. O único problema que eu tive até agora foi com a revisão ortográfica, que é muito falha nas obras nacionais. Mas isso eu vou melhorar para a próxima edição!!

Heloisa - Estigmas da Luz é o primeiro da série Luz & Escuridão. De nos informações sobre o próximo livro. Titulo, data de lançamento e o que devemos ou podemos esperar da continuação ? Como ficará o futuro do trio Gale, Yuki e Aurora?
Liana - Guardiões, o próximo título da trilogia (que deve chegar ainda no primeiro semestre de 2011)responde a alguns mistérios do primeiro volume, principalmente em relação ao Tomas, que passou um bom tempo "sumido"... Temos alguns personagens novos, alguns personagens que não se mostraram totalmente em Estigmas... E em relação ao trio Yuki, Aurora e Gale, a única coisa que eu posso adiantar é que o Gale não desiste fácil! Ele reaparece logo nos primeiros capítulos trazendo noticias bombásticas!

Heloisa - Liana, eu lhe agradeço pelo carinho e desejo-lhe muito sucesso nesse ano de 2011. Estou a espera de 'Guardiões'. Queres deixar algum recado?
Liana - Eu quero agradecer o carinho que tenho recebido de todos, especialmente dos blogueiros literários. É muito importante esse feedback! Eu estou começando, ainda tenho muito chão pela frente e que venham as críticas positivas e construtivas!!
 
Adorei ter conversado e descoberto mais sobre a Liana; e também por ter descoberto mais sobre o próximo livro da saga. Então, o que acharam? Até o próximo post galera! Beijos

Um comentário:

  1. muito lgl a entrevista! gostei mto d saber sobre o proximo livro!^^

    Dá uma passada no nosso blog e veja a nossa promoção!

    http://bit.ly/hSD2Lh

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir