quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Entrevista - Blog Lendo e Comendo!

Entrevista com a autora Liana Cupini


Bem pessoal, essa é a primeira entrevista de um autor para o blog e estou muito feliz!!

A Liana Cupini é autora do livro Estigmas da Luz, publicado recentemente.
Vc pode conferir a resenha que eu fiz do livro aqui.
Vc tb pode acompanhá-la no twitter através do @licacupini
1- Na contra-capa do livro vc fala que rasgou um antigo projeto..e esse, do livro Estigmas da Luz,surgiu. Que projeto era esse e quanto tempo vc levou desenvolvendo a idéia do primeiro livro?
 
Eu queria escrever sobre preconceito, mas não um livro pesado, uma coisa leve, mas que mostrasse para as pessoas que o preconceito ainda existe e de varias formas. No começo o projeto era um livro infantil, mas faltavam algumas partes. Então eu comecei a pesquisar sobre anjos e nefilins (afinal, se anjos não tem sexo, não deveriam ter raça ou cor), e criei um universo que ultrapassou o universo infantil e resultou na serie.
2- Qual a parte desse primeiro livro que é a sua preferida?

Minha parte favorita é quando Aurora toma a responsabilidade para si. Ela sabia que dos risco quando resolveu voltar, mas quando ela tem a possibilidade de fugir, mas resolve ficar, ela descobre que as aparências enganam e amadurece.
3- Quando vc começou a escrever a estória, teve medo de não conseguir dar continuidade, ou vc já tinha toda a idéia formada quando começou o livro?

Quando se escreve, você sempre tem o medo de não conseguir finalizar. Mas é engraçado por que a historia toma formas que você não imaginava no começo, você tem uma ideia inicial, mas a medida que escreve as coisas fluem, se desenvolvem. Eu diria que o livro é vivo!
4- Com tantos livros falando sobre anjos, falar sobre nefilis surgiu por isso, ou já era uma idéia formada há muito tempo?

O livro ficou pronto antes da invasão dos anjos... rs! E quando eu vi tantos títulos com esse tema fiquei realmente apreensiva se isso poderia me prejudicar. Ainda não sei ao certo se isso é uma coisa positiva ou negativa...
 
5- Quem já leu o livro, deve ter ficado dividido entre Aurora ficar com Yuki ou Gale. Quem vc acha a melhor pessoa para Aurora, levando em consideração a continuação do livro?

Isso é muito pessoal. Eu diria que o Yuki é a razão e o Gale é a emoção. Ai fica a pergunta: o que é melhor? A razão ou a emoção??
 
6- Qual o tipo de gênero literário mais te atrai e o que vc está lendo no momento?

Eu amo livros! Eles realmente me transportam para outros lugares, lugares que são moldados de acordo com a minha imaginação... Quando estou triste leio comédias românticas, quando estou feliz gosto de ficção. Mas quando estou escrevendo sempre procuro títulos que não possam me influenciar...
 
7- Quantos livros a série terá? Qual o nome do próximo volume e quando ele será lançado?

Tendo como personagens principais Aurora e Tomas serão três livros ao todo da série Luz e Escuridão: Estigmas da Luz, Guardiões (que sai ainda no primeiro semestre de 2011) e O Reino da Escuridão (que fecha a trilogia). Tenho outros projetos que não envolvem ficção, mas sempre que escrever algo relacionado a isso fará parte da seria, e seguira a mesma linha literária.
 
8- Qual foi o comentário ou frase de incentivo que vc recebeu para continuar a escrever e lançar o livro, que nunca vai esquecer?

Acho que a frase que eu tenho para a minha vida é "nunca desista dos seus sonhos, pois uma pessoa sem sonhos é uma pessoa sem vida".
 
9- Se vc tivesse a oportunidade de estar no lugar de Aurora vc iria em frente e desvendaria o mistério das escrituras?

Claro! A curiosidade é uma das minhas maiores virtudes... rs!
 
10- Gostaria que vc deixasse uma mensagem para as pessoas que vão ler seu livro.

Eu quero agradecer o carinho que venho recebendo de todos. Sabemos que os escritores brasileiros novos não são valorizados pelas editoras, mas quando somos valorizados por nossos leitores isso é incrível. Afinal nós escrevemos pensando nos leitores e não nas editoras. Saibam que cada mensagem é única e fica gravada em nossos corações, inclusive as criticas construtivas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário